terça-feira, 20 de setembro de 2011

Escrevo a Mulher cristã e com coração ensinável!

[...]Como é instruído na Bíblia, o papel da mulher virtuosa é ser uma ajudadora idônea do seu marido. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele; (Gn 2.18).

O papel da mulher virtuosa como uma ajudadora idônea[apta, capaz, adequada] é pela sua submissão[obediência voluntária/ estar sob a mesma missão]. Depois da queda no pecado, Deus deu essa responsabilidade à mulher. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará? (Gn 3.16).

Esta é a exortação predominante das Escrituras para as esposas. Na analogia de Paulo sobre o teor do relacionamento Cristo-igreja e o relacionamento marido-esposa em Efésios 5, as exortações finais são: E a mulher reverencie o marido; (v. 33). O objetivo da esposa é sempre agradar o seu marido e isso em primeiro lugar. O que ele deseja deve ser o desejo dela; o que ele manda deve ser o dever dela.

Pedro, na sua epístola, vai ainda mais longe ao dizer que mesmo se um marido não está tratando a sua esposa como deve; a sua esposa ainda deve submissão[passividade e subserviência] a ele. Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; (I Pd 3.1). Quando uma esposa aprende a honrar o seu marido como deve, não só vai ser recompensada com as bênçãos de Cristo, mas ela também terá o amor e o cuidado do seu marido.
Provérbios capítulo 31 nos dá uma da a mais bela lista que uma mulher virtuosa tem no seu papel para com o seu marido, ela é:




  • fidedigna (11),


  • diligente (27),


  • culinária sábia (14),


  • gentil nas suas palavras (26),


  • humilde (30),


  • espiritualmente forte (25),


  • exalta o seu marido (23),


  • provê as necessidades da sua família (21);


  • disciplina os seus filhos (28).


Realmente, a sua tarefa é grande e variada! A mulher virtuosa tem muitas responsabilidades: é de sua responsabilidade verificar se há uma refeição boa na mesa a confirmar se as roupas estão limpas, o treinamento de seus filhos à responsabilidade de manter o lar funcionando suavemente, e se esforçando para satisfazer o seu marido e, ainda, reforçar a si mesmo a permanecer humilde.


" Ao agir desta maneira ela mostra o seu amor pelo seu marido" , e ela pode ser assegurada de que: O coração do seu marido está nela confiado, (Pv. 31.11).


O seu amor não só se manifesta com um sussurrado: EU TE AMO, mas, como exemplificado em Provérbios 31, se declara pela sua obediência a ele, e nas suas ações para agradá-lo. Ela está disposta a sacrificar a si mesmo para trazer felicidade a ele.


Ela não é irritante (Pv 19.13b; 21.19) ou contenciosa (Pv 27.15); ao invés, ela reconhece os desejos do seu marido e busca agradá-lo nestas áreas. Por ela desejar honrá-lo através da sua virtuosidade, seu marido, a louva! (Pv 31.28).

[Que benção maior pode uma esposa desejar de ter um marido feliz que a ama e deseja o melhor para ela!]


Com tais realizações e virtudes, quais outras qualificações se deve ter para se tornar uma esposa? Para se conseguir uma das melhores carreiras, é exigido diploma universitário. Para se conseguir tal diploma é esperado: estudar livros didáticos, assistir a horas de aulas e fazer provas. Entretanto, para ser uma esposa, são necessárias horas de aprendizagem na casa dos pais. Ela tem que aperfeiçoar as habilidades de cozinhar, de lavar e de passar roupa, de fazer faxina, de efetuar as compras semanais, e de orçar/administrar finanças. Ela não só precisa dessas capacidades domésticas como também ela tem que cuidar das suas virtudes. A diligência, a paciência, a humildade, a generosidade, a sabedoria, e a submissão é o que se espera de uma esposa exemplar. Essas tarefas e qualidades podem ser aprendidas da mãe e das amigas amorosas e maduras mulheres virtuosas e sábias que demonstram não com palavras, mas com seu exemplo de vida como é gratificante ter a honra de ter um lar e ser honrada como esposa .


Andando junto a Cristo e se disciplinando a aprender enquanto está em casa, é o modo mais vantajoso para se preparar para o futuro como uma esposa. A perfeição não será conseguida nem será esperada, mas uma mulher que busca ser uma coroa para seu marido, se esforçará para provar que seus talentos e as suas virtudes serão aptos para enfrentar os rigores para ser uma boa esposa.

Matrimônio é uma das mais preciosas instituições de relacionamento que Deus consagrou. O desejo de ser uma esposa não é o de almejar uma profissão servil.

Eu, não sou uma dona de casa porque eu tive muito pouca ambição. Não muito pelo contrario. Essa creio ser a minha unica! Ser dona de casa! Ser esposa! Eu sou uma dona de casa porque Deus me deu a honra infinita de ser esposa, e eu me alegro em usar todas as minhas habilidades e capacidade que Ele me deu no desempenhar dessa bela carreira.


Sendo esposa, e mesmo assim, sendo o vaso mais fraco! Me privilegiou em ser a coluna. A mulher tem a responsabilidade de transformar o seu lar num lugar de paz, alegria e descanso para seu marido. E o trabalho particular de agradar e se submeter ao homem que o Senhor preparou para caminhar ao lado. É privilégio! O trabalho de esposa é árduo, sim! Muitas vezes solitário eu diria! Mas o guia é a Bíblia e o seu valor é inestimável. Há jubilo no céu quando marido e esposa são uma unidade maravilhosa tão forte, e santificada quanto daquela de Cristo e a Sua igreja. Neste caso especifico o cordão de 3 dobras não se parte...Esposas, casa unida é a que prospera!


Shalom Adonai

Nenhum comentário:

Postar um comentário