sábado, 5 de novembro de 2011

O ÓLEO DA UNÇÃO, FATO OU ILUSÃO?






O que é fato e o que é ilusão? Pretendemos por meio desse estudo  esclarecer as duvidas existentente acerca do 'óleo da unção', assunto pelo qual tem gerado algumas duvidas acerca dos credos e das praticas cristãs reveladas na 'Palavra'.

SIGNIFICADO DO ÓLEO:
O óleo e representado na bíblia como símbolo do Espírito Santo assim como os elementos: fogo, água, vento, pomba, selo e a luz. A unção com óleo é bíblica, é uma metáfora que simboliza o derramamento do Espírito Santo sobre alguém. Isto é um fato!

ALGUMAS PASSAGENS DO V.T. RELATIVAS À UNÇÃO COM ÓLEO: OS FATOS!
  
OBJETOS: EX 30:26-29 ;40:9-11)
SACERDOTES: (EX 30:30 - 29:7 - LV 8:12).
REIS: (1 SM 10:1 - 1 SM 16:13 - 2 SM 2:4 - 11:7 - 1 RS 1:39 – 2).
PROFETAS: (1 RS 19:16).
B. ALGUMAS PASSAGENS DO N.T. RELATIVAS À UNÇÃO COM ÓLEO:
DISCÍPULOS (MC 6:13).
PRESBÍTEROS / ENFERMOS (TG 5:14).
SEPULTURA (MC 14:8 - LC 23:56).
HÓSPEDES (LC 7:38 - LC 7:46).


O PERIGO DO MISITICISMO: AS ILUSÕES!
Lamentavelmente existe uma atmosfera de misticismo que atualmente tem invadido a igreja de Cristo, e assim atribuído um poder sobrenatural ao óleo, em alguns casos anulam até o sacrifício de Cristo, e na sua maioria contrariam todo o ensinamento bíblico acerca do óleo, utilizando como uma espécie de antídoto mágico, formula milagrosa, liquido terapêutico, e repelente de demônios.
Sinceramente é de estarrecer algumas coisas ainda praticadas, e utilizadas pelas igrejas “néo-pentecostais”, as quais podemos chamá-las de: “indulgências da pós modernidade”, me refiro a comercialização dos óleos supostamente ungidos, e as promessas que lhe são atribuídas, vejamos algumas delas? “O óleo abrirá portas de empregos, o óleo curará todas as enfermidades, o óleo expulsará os demônios, o óleo derramará benção sobre suas vidas, compre o óleo do rio tal..., adquiram o óleo diretamente de Israel”. É deveras cômico mas torna-se trágico por que manipulam o sagrado, distorcem a verdade e vendem ilusões! O mais triste que as pessoas preferem a ilusão! Ilusão, não cura. Ilusão, afaga o ego! Incrivel de ilusão também se vive! E isso é muito mais compremetedor do que parece. Ilusão para eternidade.

PERGUNTAS ACERCA DO OLÉO!
“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. E a oração de fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” (Tiago 5:14-15)

A IGREJA PODE USAR O OLÉO EM NOSSO DIAS?Sim, desde que não ultrapasse o que está escrito, e o utilize ciente de que o óleo é um simbolismo, que representa
 “o derramamento do Espírito Santo”.


O OLÉO TEM PODER PARA CURAR ENFERMOS?Não. A bíblia diz que devemos ungir os enfermos, em o nome de Jesus e é a oração de fé que salvará o enfermo (Tg 5:14-15).
O OLÉO TEM PODER PARA EXPULSAR DEMONIOS?
Não, o diabo não tem medo de água benta nem de óleo ungido, o que biblicamente expulsa demônio é o nome de Jesus “em meu nome, expulsarão demônios”. (Mc 16.17b) e muito jejum e oração ( Mc 9.29).

QUEM PODE UNGIR?
A bíblia é clara por uma questão de 'ordem', devemos chamar os presbíteros da igreja, ou seja, as autoridades eclesiásticas pastores e diáconos (Tg 5:14-15).

O OLÉO É UMA ORDENANÇA?
Não, somente o batismo e a ceia são ordenanças que não podem deixar de serem praticadas pela igreja, enquanto ao óleo não é uma ordenança, todavia é uma recomendação necessária para ser utilizada em casos específicos.

DEVEMOS UNGIR ENFERMIDADES?
A bíblia diz: ungir o enfermo, e não a enfermidade, muitos cometeram erros terríveis ao ponto de ungir partes intimas das pessoas, causando assim escândalo na comunidade, tudo isso por não observarem bem a recomendação bíblica.

DEVEMOS UNGIR OBJETOS?
Hoje as pessoas estão ungindo casas, automóveis, moveis, roupas e até fotos, apesar de existirem indícios bíblico no A.T acerca de ungir objetos, não encontramos nenhuma referência bíblica no NT, se entendemos que o ato de ungir representa o derramamento do Espírito Santo, não há sentido algum de ungir objetos, pois o ES não descerá sobre objetos, mas sim, sobre pessoas, portanto se deve ungir pessoas, e não meros objetos, se a pessoa for consagrada, e abençoada ou seja estiver em comunhão com o pai, tudo que ela tocar prosperará.

EXISTEM ÓLEOS MAIS IMPORTANTES QUE OUTROS?
Primeiramente vale salientar que não existe distinção de efeito ou poder espiritual sobre o óleo, basta dizer que todo o óleo que é separado para questões espirituais tem o mesmo sentido espiritual, ou seja, os óleos de Israel não são mais importantes e eficazes do que os fabricados no Brasil, e que as diferenças podem estár relacionadas ao aroma, lugar de fabrificação, quantidade e valores econômicos, mais quanto aos valores espirituais?  Todos tem o mesmo sentido e importância.



Pensa:
[...]Que o óleo seja utilizado conforme o recomendado, pois o que passar disso será ritual, mistico e superstição, e que não haja comercialização, e manipulação do sagrado, pois tais são indulgências modernas por meio de águas, óleos, pedras, madeiras, terras ou qualquer outra asneira inventada. Sejamos no minimo Bereanos, confira na palavra. Não se alimente de comida pronta busque entender e discernir. Se o alimento que te oferecem não tras paz. Busque conhecer a verdade. Só a verdade nos liberta de todo cativeiro. Em Cristo somos livres. Livres para pensar e discernir coisas espirituais. Nada deve ser colocado como meio de obtenção de graça, NADA, e nem ninguém pois o nosso único meio de graça é o Senhor Jesus Cristo.
Luiza Valle FFaria

Caráter

 

 

 

 

Qual é a importância do 'caráter' de uma pessoa? É fácil conviver com uma pessoa de 'caráter' duvidoso? Até no ambiente profissional já estão percebendo que o 'caráter' é mais importante que a competência, inteligência ou aptidão para realizar uma tarefa. Em geral, é mais fácil lidar com um erro ou limitação técnica de uma pessoa do que com um lapso de 'caráter'.

Só que, ao invés de se lidar com o 'caráter' das pessoas, investe-se quase que exclusivamente em esquemas de segurança, e em sistemas de controle, e auditoria. Esses sistemas estão cada vez mais aperfeiçoados, mas, mesmo assim, não conseguem monitorar adequadamente as pessoas [sem]  'caráter', que dia e noite estão procurando as falhas do sistema, e, se encontram uma, não perdem a oportunidade de agir conforme o seu [mau] caráter.


[...]Pessoas de [bom] 'caráter' não precisam de sistemas de controle e auditoria para monitorá-las. Pessoas de [bom] ''caráter' agem de acordo com a sensatez e fazem o que é certo independentemente de monitoração. Para esses, os controles são úteis apenas como ferramentas de organização, administração e de geração de informações para tomada de decisões gerenciais.


Como é muito mais complicado lidar com o 'caráter' das pessoas, especialmente em uma sociedade onde cada vez menos se dá importância aos valores absolutos no que se refere a 'caráter', é natural que os investimentos continuem em sistemas de segurança, controle e auditoria. Na minha opinião, essas duas questões deveriam ser tratadas de forma equilibrada.


A seguir, algumas frases sobre caráter, extraídas do livro "O Impacto da Liderança com Integridade", Fred Smith.

Leia, pense e medite:

"O caráter é muito importante porque não pode ser totalmente avaliado; se for deficiente, porém, falhará no momento em que mais precisarmos dele. É quase impossível ajudar um caráter mal formado" ;



"Poucas [pessoas] mudam de caráter após tornarem-se adultas";

"O caráter puro é transparente" ;

"A obediência constrói o caráter" ;

"A confissão clareia e limpa nosso caráter" ;

"As grandes qualidades na vida estão envolvidas no caráter de uma pessoa, tais como sabedoria, integridade, honestidade, lealdade, fé, perdão e amor" ;


"O caráter determina como uma pessoa usa a sua inteligência";

Lembrem-se sempre:
[...] o "caráter" é mais importante do que a competência.

Você, pessoalmente, tem se esforçado para aprimorar o seu 'caráter'? Existe um manual de vida que pode moldar e forja-lo [...] Escritura Sagrada. Leia!

Luiza Valle FFaria

"Confie no Senhor de todo o seu coração, e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas". Pv 3.5-6

Esse é um dos meus versículos bíblicos preferidos. O que significa realmente confiar no Senhor? Já parou para pensar?

Nós temos a tendência de achar que sabemos como agir e que temos o domínio de todas as situações em que estamos envolvidos. Não é fácil ter humildade e desconfiar da nossa própria inteligência e se submeter a Deus.
Para perceber o quanto me falta entendimento e sabedoria, eu comecei a me comparar comigo mesma em épocas diferentes da minha vida. Por exemplo, há treze anos eu era muito mais ingênua, mais insensata, e muito impetuosa não menos responsável mas cria unicamente na força do meu braço. Se eu me comparar comigo mesma daqui a cinco anos, serei menos ingênua, pois estabeleci ser tão simples como uma pomba, e tão astuta tanto quanto é a serpente, busco todos os dias mais e mais  entendimento, discernimento e conhecimento da verdade. Porque reconheço que nada sou, e peço humildemente a sabedoria vinda do Senhor...




É um exercício diário o aprendizado:   "confiar em Deus e me colocar sob sua total dependência", peço por sabedoria diariamente e a Sua direção para a minha vida...

Maravilhoso é perceber que, através da leitura, e da prática da Palavra de Deus, e através da motivação de amigos_em_Cristo e que também tem este mesmo objetivo, eu tenho crescido um pouquinho a cada dia [...]Pela misericórdia e graça de Deus. Muito bom é perceber que, realmente, O Senhor "endireita as minhas veredas".

Também é gratificante perceber que quando,  aparentemente, as coisas parecem estar dando errado, e o olhar humano prova na sua razão que sim; na verdade elas estão dando certo [...]Observe a parte da história de José em Gênesis 37-41, lembrando que José

manteve-se "reconhecendo o Senhor em todos os seus caminhos" - pois muitas vezes as coisas vão de mal a pior em nossa vida por simples conseqüência de nossa desobediência e por falta de arrependimento do pecado (Pv 19:3).





Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho? Pv 20.24

Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir. Sl 25.12


Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Sl 32.8

Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor. Pv 21.30

Shalom Adonai