sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Superando tentações para agradar a Deus



Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” Tiago 1.12
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação…” Mateus 26.41


[...]Todos nós sentimos um forte desejo de ter vitória em todas as áreas de nossa vida, mas sabemos que para isso é preciso reunir as forças necessárias para ganhar a luta que é travada diariamente contra nosso inimigo, o diabo. Um dos conselhos do apóstolo Paulo é “vivam de acordo com o evangelho de Cristo”. Para seguir esse conselho é preciso conhecer algo sobre o evangelho para poder vivê-lo. O outro conselho é “continuem firmes e unidos”. Conhecer o evangelho e ficar firmes e unidos no propósito de Deus para nós é o que pode nos ajudar a superar as tentações que querem nos derrubar da posição que Deus tem para nós. Mas, no verso 28 tem mais um conselho – “não tenham medo dos seus inimigos” e também “Porque é Deus quem dá a vitória a vocês”. Diante de tantas informações e motivações preciosas, temos apenas que nos lembrar de mais alguns conselhos, para que nossa vitória seja completa em nossa caminhada.

TENHA PRUDENCIA NA CAMINHADA - Ser prudente é agir com moderação, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano. Existem pelo menos três conselhos para quem quer ser prudente no seu caminhar por este mundo:





  • Cuidado com as armadilhas - Ef 6.11 - Armadilhas são situações bem disfarçadas que quando são descobertas já é tarde demais. Palavras e atitudes comuns ao mundo podem ser armadilhas para nós. Quanto mais lemos a Bíblia e temos comunhão com os irmãos, menos perigo corremos de cair nas armadilhas do inimigo. Quando temos dúvidas sobre se algo agrada ou não a Deus o melhor a fazer é buscar ajuda do Espírito Santo, ler a Palavra e se aconselhar com irmãos mais experientes.




  • Cuidado com as ilusões - Ef 4.22 – a velha natureza, porque foi vítima por muito tempo das ilusões deste mundo, sempre vai querer voltar a governar nossa nova vida com Jesus. O que parece bom nem sempre é o melhor de Deus para nós. Por isso, é preciso sempre ter cuidado para não querer voltar às práticas pecaminosas de nosso passado.



  • Cuidado com o leão que está solto - I Pe 5.8 – Leão solto e com fome, corre atrás de carne. O diabo está solto neste mundo, e o seu alvo é atacar os filhos de Deus. Por isso, nossas atitudes não podem cheirar a carnalidade, pois isso atrai o leão sobre nós. Crente carnal é alimento para o leão(diabo).


SEJA SEPARADO NA CAMINHADA



  • Renuncie ao mundanismo - Mc 4.19 Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. Atitudes mundanas não deixam o Espírito Santo produzir os frutos de Gal. 5:22.


  • Renuncie as carnalidades - 2 Co 10.4 – algumas fortalezas como idéias falsas, orgulho humano, pensamento humano não nos deixam caminhar dentro dos padrões que Deus tem para nós na nova vida. Essas carnalidades precisam ser renunciadas com nossa força de vontade. Nós é que decidimos que elas não nos comandam mais.


SEJA SUBMISSO NA CAMINHADA



  • Busque a perfeição espiritual - Fp 3.12-15- É bom lembrar que quando nascemos de novo começamos a crescer e estamos aprendendo coisas novas a cada dia. Não vamos acertar em tudo, mas cada dia deve ser uma nova oportunidade para crescer um pouco mais no amor e na obediência à Palavra de Deus. Um dia chegaremos lá.


  • Busque o exercício espiritual - Sl 15.1-5 - Assim como o exercício físico traz benefícios para o corpo, também a prática de atitudes da nova vida nos tornaram melhores filhos de Deus e servos do Senhor aqui na terra.

  • Busque a disciplina espiritual - Hb 12.4-8 – Uma das coisas boas que Deus faz conosco é nos aplicar a disciplina quando erramos. Portanto, se você tem sentido que Deus tem aplicado alguma disciplina em você, sinta-se feliz e cuidado pelo Pai. Nossos erros chamam a atenção do Pai. Mas podemos chamar sua atenção também pelos acertos. É muito bom ouvir – “servo bom e fiel, vou te recompensar”.


Reflexão: Devemos querer ter a mesma atitude do apóstolo Paulo em Filipenses 3:10 “Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte”. Se nosso desejo é este, o Espírito Santo que está em nós vai nos dar as condições para que isso aconteça em nossa vida. O Pai ficará alegre conosco e nossa vida será uma grande bênção para todos que estão ao nosso redor.



Fomos abençoados para abençoar. E transformados para transformar!
Shalom Adonai

Atender o chamado de Deus é decisão INTELIGENTE







[...]Você já experimentou andar na contra mão? Andar com seu veículo na contra mão pode trazer sérias conseqüências. Foi isto que o próprio Senhor Jesus mostrou a Saulo de Tarso, o perseguidor da Igreja de Cristo. Saulo foi interrompido na viagem para Damasco, da Síria, quando ia para lá prender judeus convertidos a Cristo. Jesus o surpreendeu de uma forma tremenda e para isto Deus utilizou uma linguagem que qualquer judeu daquele tempo entendia muito bem. Como se vê no versículo que lemos, o Senhor mostrou a Saulo que andar na contra mão de Deus é a pior coisa que alguém pode fazer na vida. Na versão da Bíblia Revista e Atualiza diz: “Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões”. Vamos aproveitar este exemplo e observar algumas considerações.






1 - CERTIFIQUE-SE DE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ ANDANDO NA CONTRA MÃO DE DEUS! Saulo era um fariseu dos mais devotados e na sua visão, um judeu que se tornava seguidor de Jesus cometia um crime. No entanto, o próprio Jesus veio até ele para mostrar que Saulo estava enganado. Há um alerta em Pv 14.12 que, de tão importante, é repetido em Pv 16.25. Você pode se lembrar que nos tempos do Novo Testamento uma das maneiras dos cristãos chamarem a Igreja era de Caminho At 24.14. Quem anda com Jesus segue no Caminho que conduz à vida eterna e não à morte.

2 - A DESOBEDIÊNCIA A DEUS ATRAI DORES. Foi isto que Jesus mostrou a Saulo ao dizer que resistir ao aguilhão lhe causaria dores. Tais palavras de Jesus têm a ver com o tratamento que se dava aos bois a fim de que eles abandonassem a resistência e aceitassem o jugo. Você sabe o que é um carro de boi e um arado puxado por animal? Pois tanto o boi que puxa um carro como o que move um arado tem que ser adestrados para isso. Jugo é o mesmo que canga – o equipamento que é preso ao animal a fim de conduzi-lo. Os fazendeiros dos tempos de Paulo usavam aguilhões (ferrões) para aguilhoar (fustigar) as pernas ou a anca do animal quando este tentasse se libertar do jugo.
Dar coices na aguilhada somente fazia com que o animal sofresse ainda mais dor. Bem depressa os bois aprendiam que não adiantava reagir escoiceando e, pouco a pouco se submetiam ao seu trabalho. Assim, o boi aprendia a obedecer a seu dono pela dor. A desobediência causava dor ao boi. Saulo entendeu o recado no mesmo instante. Deus quer que você também entenda este recado.

3 - QUEM NÃO VEM PELO AMOR, VEM PELA DOR. Este é um ditado muito comum na Igreja de Jesus. Através das dores enfrentadas nos caminhos que até parecem bons, há pessoas que despertam para conhecer o Caminho. O Salmista escreveu que houve grande proveito nas aflições que enfrentou Sl 119.67- 71. Ouve uma ocasião quando o Senhor Jesus ministrou aos seus discípulos acerca do jugo que Ele nos dá. Como já vimos, jugo é um instrumento de submeter ou controlar o animal. Jugo também é lei, mandamento. Penso que a maioria das pessoas não gosta da ideia de serem subjugadas pelo Senhor. Porém, ser Senhor significa ter controle sobre os servos. Ele é nosso Kiryós (Senhor, em grego) e somos propriedade exclusiva dEle. Entretanto, o próprio Jesus ensinou que Seu jugo é suave Mt 11.30. Jesus veio até Paulo para colocá-lo sob Seu jugo Atos 26.16-18. Nestas palavras o Senhor estava revelando Seus planos para Saulo – de quem mudou o nome para Paulo. Igualmente, o Senhor colocou este jugo sobre nós. Cada um de nós temos vivido nossa vida até hoje, mas que assim como fez com Saulo de Tarso, o Senhor quer interferir em nosso viver de maneira mais direta. Ele quer colocar sobre nós o jugo suave. Temos que agir de maneira diferente do rei Agripa, para quem o apóstolo Paulo deu seu testemunho. Agripa era filho do Herodes que mandou matar o apóstolo Tiago Atos 12.1 e que depois morreu castigado por Deus. Agripa era, também, bisneto do Herodes que reinava quando Jesus nasceu e que depois mandou matar as crianças de Belém. Agripa teve a chance de conhecer o Caminho. Não deu ouvido ao apelo de Paulo com estas palavras At 26.28. Ele escolheu o caminho errado.

Reflita – Hoje temos a oportunidade de tomar o jugo de Jesus que é suave, ou rejeitá-lo. Durante este ano, como tem sido o nosso caminhar com o Senhor Jesus? Louvemos a Deus por Jesus e pelo Caminho no qual estamos... Caminho de Salvação e Vida Eterna. 
Vamos declarar que não queremos andar na contra mão, mas sim na Vontade de Deus Rm 12:2.

Como ter uma vida marcante e feliz...


[...]“A morte é mais universal que a vida; todo mundo morre, mas nem todo mundo vive”.
 (Alan Sachs)
 “A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que tiram nosso fôlego”. (Anônimo)
 A partir destes versos podemos ter um vislumbre de como devemos viver, devemos ter uma vida marcante e feliz, mas para isso se tornar uma realidade, existem caminhos que devemos tomar:





VIVER DENTRO DO PROPÓSITO DE DEUS Jer. 1:5.
A cada dia devemos encher a nossa consciência de que fomos criados para sermos sacerdotes de Deus e que estamos aqui na Terra cumprindo um propósito. Muitos podem pensar que o que dá sentido à vida é a conversão a Cristo, porém muitos se convertem genuinamente e vivem uma crise existencial, porque não descobriram sua vocação, vivendo longe daquilo que deveriam ser. Concluímos que, o que dá sentido a nossa existência é a missão, o propósito para o qual fomos criados. Deus nos chama ao lugar em que se cruzam a maior necessidade e a profunda alegria.

BUSCAR A SABEDORIA EM DEUS Tiago 1:5. 
O maior problema das pessoas não é a falta de dinheiro, de habilidades pessoais ou qualquer outra coisa, a maior falta que as pessoas têm é a falta de sabedoria, pois no momento que obtemos sabedoria, conseguimos administrar de forma proveitosa, tudo o que possuímos, ainda que seja pouco. Devemos então pedi-la a Deus; termos um discipulador; sermos bons ouvintes; fazermos da leitura o nosso maior hábito. A melhor composição de imagem exterior e virtude interior para o cristão é combinar a “simplicidade dos pombos” (imagem exterior) com a “prudência das serpentes” (virtude interior), astutos por dentro e simples por fora . Mt 10:16.


COOPERAR COM DEUS NA TRANSFORMAÇÃO DO CARÁTER Rm. 8:29.
O maior propósito de Deus é formar o caráter de Cristo em nós. Não temos controle sobre muitas coisas na vida (família, local de nascimento, nossos pais, etc), mas podemos escolher que tipo de caráter vamos ter. Caráter é o que somos de fato, reputação é o que aparentamos ser. A maneira mais honrada de se viver é ser de fato aquilo que aparentamos ser. Nossa consciência nos dá capacidade de avaliar nosso comportamento e o erro mais grave que podemos cometer é não ter consciência de erro algum.

VIVER EM PAZ COM TODOS OS HOMENS Rm. 12:18 .
A base de nossa vida são pessoas e a forma que nos relacionamos com elas, por isso o sucesso, felicidade e realização pessoal dependem muito de nossa capacidade de nos relacionar. A benção e a maldição procedem de pessoas. Não existem relacionamentos neutros, portanto devemos tomar cuidado com as pessoas que nos relacionamos, pois de alguma forma elas irão nos influenciar Algumas pessoas que devemos ter cuidado: - aqueles que diminuem nosso temor a Deus; - aqueles que fazem com que tudo pareça normal e aceitável; - aqueles que diminuem nossa fé e o esplendor de nossas vitórias. Devemos estar onde somos celebrados e não tolerados.

SER POSITIVO EM TODAS A AÇÕES II Co. 2:14
Com a Mente: uma mente vitoriosa é meio caminho andado para o sucesso. Palavras são sementes e tem poder de vida e de morte. Otimismo: nada é tão maléfico quanto antecipar desgraças. Alegria: é como um músculo quanto mais se exercita mais forte se fica, ser alegre é ser forte. Gratidão: tem poder de transformar uma simples refeição num esplendoroso banquete, uma casa simples num grandioso lar. Generosidade: a medida de uma vida não é sua duração, mas sua doação.

APRENDER COM OS PRÓPRIOS ERROS Sl. 51:1-3
Existe uma grande virtude que é a de assumir a responsabilidade pela própria vida, ao invés de culpar a outros. Pessoas que assumem a responsabilidade por suas vidas e por seus erros são pessoas respeitadas e admiradas. Existem 3 perguntas que devemos fazer após algum erro: 1. Que lições eu aprendi? 2. Como posso transformar o erro em benefício? 3. Onde eu acertei?

TERMINAR TUDO AQUILO QUE COMEÇAR João. 17:3.
A perseverança nos leva a lugares altos e a adquirir princípios de vida.

Shalom Adonai








                  Possível é escrever entre as linhas,
                      Impossível reler entre_linhas
Possível é fazer um verso contro-verso
                           Impossível ler o coração
Possível é ocultar a intenção
         Impossível um homem destituído de caráter
Possível é um caráter cristão
           Impossível sentir-se livre sendo guiado por ventos de doutrinas
Possível é sentir O vento impetuoso
Impossível é para homens
Possível é tudo quanto vem de Deus.