terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Lar Segundo o Coração de Deus


“Visto que o cristão não pertence a si mesmo, mas foi comprado por R$, seu alvo é glorificar a Deus, em todos os relacionamentos da vida. Não importa a posição social que ele ocupa ou mesmo o que ele é, o cristão tem de servir como uma testemunha de Cristo. Juntamente com a igreja de Deus, o lar do cristão deve ser a esfera de sua mais evidente dedicação a Deus. Todas as realizações no lar têm de estampar o selo da divina chamada do cristão, e todos os seus afazeres devem ser dispostos de tal modo, que todas as pessoas vindas ao seu lar percebam que Deus está ali!”

O mundo pode ter lindas casas, mas somente o cristão fiel pode ter um lar segundo o coração de Deus, contudo, ele não o constrói por suas próprias virtudes pessoais, mas puramente colocando-se dentro da vontade e direção dAquele que o criou. Deus é o inventor e construtor do lar:

“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma [ajudadora idônea] para ele. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” - (Gn 2:18,24).“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra – (Gn 1:28).”

Um lar segundo o coração de Deus há de ter uma boa e sólida estrutura, e isso implica em posições bem definidas, como o apóstolo Paulo diz:“quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo – (1Co 11:3).” Portanto, sobretudo está Deus, depois Cristo, depois o homem, depois a mulher, depois os filhos, depois a igreja, e, em tudo está o ES. Entretanto, posição não é simplesmente uma questão de privilégio, mas de grandes responsabilidades práticas.

O ministério do homem em consonância com a edificação de um lar segundo o coração de Deus, resume-se basicamente em ser um protetor fiel de sua amada esposa e filhos.

Deus o incumbiu de ser a cabeça da mulher no momento que fizeram os votos matrimonias, portanto, precisa desincumbir de forma prática e dinâmica o seu papel de líder no lar, tanto no que diz respeito às coisas simples da vida como no que diz respeito às coisas mais sublimes e espirituais. “Marido de uma só mulher (1Tm 3:2),”

“Vós, maridos, amai as vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Ef 5:25),” “dando honra à mulher como vaso mais fraco, como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida (1Pd 3:7).”

“Tendo seus filhos em sujeição, com toda modéstia (1Tm 3:4).” Ainda existem muitas outras coisas importantes na vida de um homem, mas, depois de Deus no céu, sobretudo estará a sua esposa.

A mulher, por sua vez, existe para ser uma “auxiliadora idônea do seu marido (Gn 2:18),” e “mãe dos seus filhos (Gn 1:28, 1Tm 2:15),” ela foi criada para estar ao seu lado, desincumbindo de forma virtuosa a sua missão de ajudadora, estimulando o seu líder através da sua submissão voluntária e respeito a ele,

“De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos ...e a mulher reverencie o marido - (Ef 5:24,33).”

Por conseguinte, depois de Deus no céu, o seu marido é a pessoa mais importante em sua vida. Colocar os filhos ou qualquer outra coisa antes do marido, é como colocar a carroça na frente dos cavalos. Lembre-se que os seus filhos vêm e vão, mas o seu marido permanecerá para sempre ao seu lado e ainda será uma só carne contigo.

Um lar segundo o coração de Deus é edificado quando os envolvidos se amam visivelmente e amam a seus filhos de forma prática, dando-lhes boa doutrina e um bom exemplo de vida.

“Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade...

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais... porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR - (Josué 24:14).”

Ela é o espelho da sua vida espiritual, o perfeito reflexo do seu andar com Deus; é a sua religião expressa e o seu coração exposto de forma transparente.

“Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te - (Dt 6:5-7).”

Portanto, antes do amor e das palavras de Deus penetrar no coração dos seus filhos, a muito devem estar no teu coração. Você pode fazer-se eloqüente em dizer aos seus filhos que Jesus é a prioridade na vida, mas se eles não verem essa verdade de forma clara e transparente na sua própria vida, as suas palavras parecerão fingidas e ocas.

Às vezes eu me pergunto: Como será a igreja na próxima geração? Creio que a resposta é bastante simples: Devemos olhar para o futuro lar que pretendemos construir? Especialmente para os NOSSOS filhos, a igreja será tão forte ou fraca como a instrução que eles têm recebido?!?

"Como certa vez alguém disse: “Assim como vai o lar, assim vai a igreja, e assim vai a nação".

“Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos - (Sl 78:2-7).”

“Os filhos são mensagens vivas que enviamos a um tempo que não veremos”-

Nenhum comentário:

Postar um comentário